Circuito das Grutas do Parque Nacional da Tijuca

“A natureza é sábia e justa. O vento sacode as árvores, move os galhos, para que todas as folhas tenham o seu momento de ver o sol.” Humberto de Campos
img_20160904_094913017Começamos a nossa caminhada a partir do Restaurante da Floresta, que é o local mais próximo do início das trilhas e também serve para estacionar o carro.  Andamos 10 passos e já encontramos a placa “Grutas”. A trilha é muito bem sinalizada.

A partir desta placa, seguimos por um caminho tranquilo, até porque, de uma forma geral, o percurso é bem leve. A primeira parada aconteceu na Gruta do Belmiro, uma gruta que não apresenta nada de diferente, porém consegue-se tirar algumas fotos interessantes.
img_20160904_091721244Saindo do Belmiro, logo nos deparamos com a Gruta do Archer, que é uma das grutas que valem a pena ser visitadas. Dá para entrar na gruta por dois lados, mas o mais interessante para conseguir uma vista e uma foto maneira é o lado que exige um pouco mais de dificuldade para descer, nada perigoso.

Seguindo em frente, encontramos a Gruta Bernardo de Oliveira (que é sem graça) e a Gruta dos Morcegos (que é bem maneira). A Grutas dos Morcegos tem uma entrada estreita, mas à medida que vai seguindo por um caminho escuro irá encontrar aberturas que passam alguns raios solares, deixando-a linda.
img-20160904-wa0001Depois de passar por essas grutas citadas, não acontece mais nada de emocionante. Finalizamos o passeio passando pela pequena Gruta Gabriela, pela Gruta Paulo e Virgínia, pelas Ruínas do Sítio Humaitá, pela Fazenda, pelo Bosque dos Eucaliptos e pelo Restaurante dos Esquilos.
img_20160904_095817466Depois de muita caminhada, cerca de 3h, fomos para estrada para voltar para o início de tudo, pegar o carro e partir.  Durante a volta, ainda encontramos várias cachoeiras. O Parque Nacional da Tijuca apresenta diversos atrativos, este circuito é só uma das coisas interessantes que tem para fazer no local. O parque fica aberto das 08h às 17h, e tem entrada gratuita.

Segue o mapa para os interessados em fazer o mesmo circuito:
mapagrutas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s