Forte de São Luiz e Forte do Pico

Os Fortes de São Luiz e do Pico fazem parte do complexo de fortes de Niterói. O complexo é formado por construções que ficam situadas em um mesmo sítio histórico, à retaguarda da Fortaleza de Santa Cruz, são sete fortes no total: Fortaleza de Santa Cruz, Forte Barão do Rio Branco, Forte do Imbuí, Forte São Luiz, Forte do Pico, Forte Gragoatá e Forte da Boa Viagem (Ruinas).
dsc_1258O Forte de São Luiz foi construído entre 1769 e 1775, situa-se numa área íngreme, entre os morros do Pico e da “Calhambola”. O Forte do Pico, foi construído entre 1913 e 1918, situa-se mais a cima, no topo do morro.

As visitações aos fortes acontecem de terça a domingo, inclusive aos feriados, em dois horários: às 10h e às 14h. O acesso é feito pelo Forte Barão do Rio Branco, sede do comando do 21º Grupo de Artilharia de Campanha. O acesso ao primeiro forte acontece por uma subida sinuosa, numa trilha asfaltada. O trajeto antigamente era realizado através de uma van, porém ela não é mais utilizada. Agora o passeio depende das condições dos visitantes, quem estiver de carro pode utiliza-lo, entretanto quem estiver sem meio de transporte ou arruma um carona ou faz a pé mesmo.

Para mais informações, é só entrar em contato por e-mail rp_21gac@yahoo.com.br ou pelo telefone 3611-4200.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s