Na baía vejo uma Ilha Fiscal

A Ilha Fiscal localiza-se no interior da baía de Guanabara. O nome da ilha provém do fato de ali ter funcionado o posto da Guarda Fiscal, que atendia o porto da capital do Império, no século XIX. A ilha também é famosa por ter abrigado o popular Baile da Ilha Fiscal, a última grande festa do Império antes da proclamação da República, em Novembro de 1889.
dsc_0001-2Atualmente o local abriga um museu histórico-cultural, mantido pela Marinha do Brasil. No castelo, aberto à visitação, destacam-se o Torreão e a Ala do Cerimonial. Três exposições permanentes também são atrações no Castelinho: A História da Ilha Fiscal, A Contribuição Social da Marinha e A Contribuição Científica da Marinha.

O acesso à Ilha Fiscal normalmente é feito pela escuna Nogueira da Gama . Quando a escuna está em manutenção ou em caso de mau tempo, o acesso é feito por micro-ônibus. A visitação que tem duração de 2 horas acontece todos os sábados e domingos em três horários: 12h30, 14h e 15h30. Os ingressos são vendidos no Museu Naval, local do embarque, localizado à rua Dom Manuel nº 15, Praça XV, RJ, ao lado do prédio anexo da ALERJ. As vendas acontecem somente no dia da visitação.

Dicas
É um passeio bem tranquilo, por isso aproveite para observar tudo com calma e prestando bastante atenção na história do lugar. Os guias são muito bem instruídos e estão sempre preparados para tirar dúvidas. O passeio parece ser demorado mas o tempo passa bem rápido.
untitled-1-01

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s