Curtindo o Planetário da Gávea (Rj)

O Planetário foi criado em 19 de novembro de 1970, e desde então vem se renovando com tudo que existe de mais avançado no estudo da astronomia e de suas ciências afins. Desta forma, o Planetário do Rio vem contribuindo, há mais de quatro décadas, para a iniciação científica e o desenvolvimento cultural do público.
dsc_0047-1O “Museu do Universo – Experimentos Interativos” é composto por 60 experimentos, com os quais o público pode interagir e aprender um pouco mais sobre astronomia. O conteúdo foi especialmente desenvolvido pela equipe técnica da fundação, que se preocupou em desenvolver um arrojado design de ambientação a partir de uma ideia inovadora.As observações do céu acontecem às quartas, gratuitamente, na Praça dos Telescópios. A área possui quatro equipamentos modernos, instalados em cúpulas, com capacidade para localizar automaticamente cerca de 64 mil objetos.

A instituição possui também, duas cúpulas em funcionamento: a Carl Sagan, que tem 23 metros de diâmetro e 263 assentos, abriga o planetário modelo Universarium VIII – TD, e a Galileu Galilei, com 12,5 metros de diâmetro e 90 assentos e conta com um sistema de imersão digital. O planetário Universarium é um equipamento moderno capaz de projetar cerca de nove mil estrelas. Na cúpula Galileu Galilei, a projeção é de cerca de seis mil estrelas.

Ambos os planetários reproduzem em condições fidedignas o céu visto da Terra a olho nu em qualquer latitude ou época do ano. De terça a sexta, as sessões de cúpula funcionam atendendo a escolas públicas e particulares com agendamento prévio. Nos fins de semana e feriados, as sessões são abertas ao público em geral.

Dicas
Os ingressos custam R$22,00 (inteira) e R$11,00 (meia). Não é um passeio muito longo, em menos de 1 hora você consegue ver tudo, porém é um lugar muito legal para levar principalmente crianças. Elas ficam incrivelmente curiosas com os jogos, e animadíssimas quando chega o momento de observar as estrelas.Para quem é meio perdido, assim como eu (risos), estou deixando aqui o link do próprio planetário com informações sobre os ônibus da cidade. clique aqui
sem-titulo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s