Conceição do Ibitipoca – Um paraíso

Quando pensaríamos que ir para um lugar cujo o nome significa montanha estourada seria um passeio interessante? Isso acontece quando falamos de Ibitipoca, um distrito do município de Lima Duarte, que fica no interior do estado de Minas Gerais.

A principal atração do lugar é o Parque Estadual do Ibitipoca, um parque florestal que contém inúmeras cachoeiras, grutas e trilhas.

img-20160919-wa0007
Janela do Céu
Os visitantes do parque têm a possibilidade de fazer três circuitos:
Circuito das Águas
Km: 5 quilômetros (total)
Roteiro: Gruta dos Coelhos, Prainha, Mirante da Ponte de Pedra, Ponte de Pedra, Cachoeira dos Macacos, Lago dos Espelho, Lago das Miragens, Tibum, Ducha, Lago Negro, Gruta dos Gnomos e Rio do Salto.
No circuito mais leve do parque, encontramos diversas cachoeiras, lagos e paredões rochosos. O passeio que leva aproximadamente 4 horas (ida e volta), nos possibilita curtir uma maior quantidade de experiências num curto prazo. Encontramos coisas novas e diferentes o tempo todo.

Para mim, os dois maiores destaques desse passeio são: O Lago das Miragens, piscina natural localizada ao lado de um paredão e cercada por lajeados de rocha, e a Cachoeira do Macacos que, para mim, é a cachoeira mais bonita de todo o Parque.
untitled-1-01

Circuito da Janela do Céu
Km: 16,8 quilômetros (total)
Roteiro: Cruzeiro, Gruta da Cruz, Pico da Lombada, Gruta dos Fugitivos, Gruta dos Três Arcos, Gruta dos Moreiras, Cachoeirinha, Rio Vermelho e a Janela do Céu.

A Janela do Céu é a principal motivo que leva os turistas a Ibitipoca. Do topo à sua base são 7 quedas d’água, mas a visitação é feita apenas no topo de onde podemos ter uma visão extraordinária de vales e morros a longa distância. É um local escorregadio, tenha cuidado.

Este é o passeio mais longo do parque, e nos dá oportunidade de conhecer também a Cachoeirinha, cachoeira com aproximadamente 35m de queda. Fizemos o circuito completo em aproximadamente 6 horas (ida e volta). Neste passeio leve bastante água e alimentos, pois o desgaste físico é intenso.

untitled-2-01Circuito do Pico do Pião
Km: 11 quilômetros (total)
Roteiro: Gruta dos Monjolinhos, Gruta do Pião, Pico do Pião e a Gruta dos Viajantes.

Dos três esse foi o único circuito que não fiz, por isso não posso falar muito, mas mesmo assim o indico, pois, depois de tudo que vi no local, sei que vai ser um passeio cheio de riquezas naturais.

img-20160919-wa0016
Parece cansativo? Mas vou te dizer que a natureza vai lhe dar novas energias a cada momento em que pensar em desistir.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s