Fortaleza de Santa Cruz da Barra (Niterói/RJ)

A Fortaleza é um dos pontos turísticos mais visitados de Niterói. Local que além de ter uma vista deslumbrante tem uma arquitetura impressionante.  Atrai turistas, pesquisadores em busca de lazer e história, crianças, esportistas etc. É um local para todos. Vale ressaltar que no local também tem um espaço especial para festas e casamentos.
dsc_0011Acredito que esta fortaleza seja uma das mais importantes do estado do Rio de Janeiro. Ela atrai uma média de dois mil visitantes por mês, em visitas guiadas, de hora em hora, com a duração de cerca de 45 minutos. Atualmente, é a sede da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército.  As visitas custam R$10,00 inteira e R$5,00 meia entrada. Os soldados fazem um passeio explicando os detalhes importantes da fortificação. Além disso, caso esteja muito quente o quartel oferece guarda-sol.

Em relação ao acesso para quem vai de ônibus: deve pegar o 33 (especial), pois para bem próximo do local. Para quem vai de carro, já é bem mais tranquilo, a fortaleza conta com um estacionamento lá dentro.

Não perca a oportunidade de ir com toda família fazer uma passeio bem agradável e conhecer um pouco mais da história do nosso país.
dsc_0015Fatos históricos
– Em 1555, Villegaignon improvisou uma fortificação para a defesa da entrada da Baía de Guanabara. Tomada por Mem de Sá dois anos mais tarde, foi ampliada, recebendo o nome de N. Sra. Da Guia, origem da fortaleza de Santa Cruz da Barra. Com uma área construída de 7.153 m2 , passou por reformas e teve seu poder de fogo ampliado por ordem do Vice-Rei Conde de Cunha, visando a proteger o embarque de ouro de Minas Gerais, feito no Porto do Rio de Janeiro.

– A Fortaleza de Santa Cruz da Barra participou de momentos importantes de nossa história, impedindo invasões francesas e holandesas. Enquanto presídio, recebeu figuras ilustres como José Bonifácio, Bento Gonçalves e Euclides da Cunha.

– Durante a revolta da armada, lutou contra o Forte de Villegaignon. Em 1922, na Revolta Tenentista, disparou contra o Forte Copacabana. Seu último disparo, contra o cruzador Tamandaré, foi dado em 1955.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s