Morretes (Paraná)

Morretes é uma cidade pequena e muito quente. Existem diversas formas de chegar até o local, eu preferi ir para lá de trem, leva bastante tempo, cerca de 3h30, porém a vista é linda.
12747471_950880178326449_1950792694307159453_oA cidade possui todas as características boas de uma cidade pequena. Existem duas coisas no local que não podem deixar de serem feitas: provar o barreado e comer a famosa bala de banana. Posso dizer que fiz os dois e gostei muito.

Você deve está se perguntando o que é um barreado, certo? Vou lhe explicar. Barreado é um prato típico do litoral paranaense e tem origem portuguesa. O prato consiste em um ou mais tipos de carne bovina de segunda e magra, temperados com cebola, alho, toucinho de porco, pimenta-do-reino, louro e cominho e cozida até desmanchar. O preparo é misturado à farinha de mandioca (até receber a consistência que dá nome ao prato), e servida com arroz e banana-da-terra fatiada. O modo de servir pode ser diferente, de acordo com a região do Brasil, Portugal e Espanha. O segredo na preparação é o tempo de cozimento na panela de barro, cerca de vinte horas, o suficiente para desfiar toda a carne. Depois de cozida, as fibras da carne se soltam resultando em um caldo grosso e saboroso. Para manter o sabor da carne, é preciso vedar a panela com uma massa de farinha e água para manter o vapor dentro da panela.

Se não conseguir ir até o local, tente fazer o barreado em casa e ter um pouco da experiência de quem está em Morretes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s