Santa Teresa (RJ)

O bairro de Santa Teresa fica no alto de uma colina recortada pelos trilhos do bondinho elétrico, que voltou a circular gratuitamente de segunda a sábado, das 11h às 16h. É um local repleto de largos e espaços culturais, que conta também com sobrados que abrigam ateliês, lojinhas de artesanato, bares e restaurantes. Um lugar multicultural.

Além do bonde, existe outra forma de chegar e descer do local que é muito popular. Essa é para quem opta por chegar até lá a pé e quer ter a oportunidade de conhecer a mais famosa escadaria da cidade – a Selarón, com 215 degraus recobertos de mosaicos de cerâmica nas cores verde, amarelo e azul. A escada foi batizada com o nome do artista plástico chileno que assina a obra. São 125 metros de escadaria.
dsc_0668Chegando lá a dica é ir direto pro Parque das Ruínas, casarão onde morou Laurinda dos Santos Lobo, é o ponto mais famoso do local, ou seja, é o que fica mais lotado. O lugar além de uma estrutura fascinante, conta também com sala de exposições, auditório para 100 pessoas, um palco de 88 metros quadrados, e cafeteria, que funcionam sob programação especial.
blog-01Do parque vá caminhando para o Museu da Chácara do Céu, bem ao lado (bem pertinho mesmo rs). A entrada custa apenas R$2 e ali está a coleção particular do empresário Raymundo Ottoni de Castro Maya, que morava no local, redesenhado em 1954 em linhas modernistas integradas a um jardim de onde também se avista em 360 graus a Baía de Guanabara.
blog-2-01E para fechar o passeio com chave de ouro vá para o Largo dos Guimarães, lá é o point gastronômico do bairro. A minha dica para esse momento é o Bar do Mineiro, ele é ótimo! Mas o bar já está bem popular, então a chance de estar lotado é bem grande. Antes de decidir verifique todas as possibilidades, são muitas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s